Tecnologia e redes sociais, vilãs ou aliadas?

Tecnologia e redes sociais, vilãs ou aliadas? 

Paralização do facebook, instagram e whatsapp por 7 horas e a repercussão principal foi a de que Mark Zuckerberg perdeu US$ 6 bilhões do seu singelo patrimônio. Mas e quanto a você? O seu negócio foi afetado pelo “apagão”?

Pude observar algumas empresas sofrendo para continuar operando sem estas ferramentas e até mesmo em pânico sem a perspectiva de normalização.

A tecnologia de forma geral deve funcionar como uma ferramenta para ajudar a impulsionar o seu negócio e não ser a única forma de tornar viável a sua operação ou venda do seu produto. Se este “apagão” demorasse dias ou semanas, a sua empresa teria um plano “B”? Você teria condições de realizar as vendas de forma “analógica”?

Estamos cada vez mais reféns de redes sociais e das tecnologias que prometem facilitar a nossa vida e para saber se você está nesta situação, basta responder a estas perguntas:

Você é capaz de se locomover em sua cidade sem um GPS? Em uma emergência, se estiver sem o celular, você sabe de cór o número do telefone de alguém da sua família para poder te ajudar? Consegue entreter o seu filho sem os vídeos do youtube?

É fato que estamos extremamente avançados na tecnologia e que ferramentas como estas, serão cada vez mais utilizadas no futuro, mas, vejo um risco enorme em substituir por completo a sua capacidade de operação, de entretenimento e principalmente, a sua capacidade de pensamento, pela tecnologia!

Se uma situação como esta do facebook for permanente ou durar por mais tempo, o seu negócio sobrevive? Você sobrevive?

Vale a reflexão!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por que contratar uma consultoria?

A vantagem em se ter uma consultoria especializada apoiando nesta transformação, é poder contar com uma visão profissional e imparcial sobre os temas de RH, oferecendo alternativas de renovação dos processos, implantação ou revisão das tecnologias, se aprofundando na legislação trabalhista e no compliance, tornando a gestão do setor mais eficiente.